Os Protagonistas do SPE em Morada Nova

Os Protagonistas do SPE em Morada Nova
7 de Setembro 2010

sábado, 26 de novembro de 2011

Mitos e Verdades sobre Sexualidade

Que a anticoncepção de emergência evita a gravidez é uma VERDADE, mas que ela seja abortiva é puro MITO.


"A anticoncepção de emergência é um método de emergência usado após uma relação sexual desprotegida, ela age antes da fecundação (encontro entre óvulo e espermatozóide) retardando ou impedindo a ovulação (saída do óvulo para as tropas). Se a gravidez já aconteceu ela não faz efeito algum. Portanto não é abortiva."


Que a pílula anticoncepcional previne contra a gravidez é VERDADE, mas que ela cause infertilidade é puro MITO


" A pílula anticoncepcional previne a gravidez enquanto a mulher esta usando regularmente; após um a três meses depois de interrompido o uso da pílula a mulher já volta a ovular normalmente."


Que a tabelinha é um jeito interessante para conhecer o próprio corpo é VERDADE, mas que ela seja indicada como o melhor método para prevenir a gravidez em adolescentes é puro MITO.


"A tabelinha é um método anticoncepcional que consiste em a mulher identificar o seu período fértil através do histórico de suas menstruações, mas nas adolescentes o ciclo menstrual ainda não está regulado, sendo assim a tabelinha não é um método seguro para adolescentes."


Que a vasectomia é um método anticoncepcional que deixa o homem estéril é VERDADE, mas que a vasectomia deixa o homem impotente é puro MITO.


"Há uma diferença entre esterilidade e impotência, um homem estéril não pode gerar filhos, um homem impotente não consegue manter relações sexuais. A vasectomia deixa o homem estéril, mas não impotente."


Que existe uma pequena chance de uma mulher que usa o DIU engravidar é um VERDADE, mas que se isso acontecer o DIU vai colar no corpo do bebe é puro MITO.


"O DIU (Dispositivo intra uterino) em um método que como os ouros tem uma taxa de falha, mas se uma mulher que usa o DIU engravidar o Diu não vai prejudicar a gestação e não vai prejudicar o bebê."


Que a anticoncepção de emergência previne a gravidez é uma VERDADE, mas que possa ser usado como método anticoncepcional regular é puro MITO.


"A anticoncepção de emergência, como o próprio nome diz é um método para ser usado em caso de emergência e não regularmente como único método anticoncepcional, por que tem uma eficácia menor do que os anticoncepcionais regulares."


Que a camisinha é o único método que protege contra gravidez e DST é VERDADE, mas que transar de camisinha é como chupar bala com papel é puro MITO.


"A camisinha é feita de um material super fininho que permite sentir o corpo do outro, além do mais não podemos "brincar" com a possibilidade de se contaminar com uma DST ou engravidar sem querer."


Que a camisinha feminina é colocada dentro da vagina da mulher é uma VERDADE, mas que ela possa se perder dentro do corpo da mulher é puro MITO.


"Não tem jeito da camisinha feminina se perder dentro do corpo da mulher por que ela é colocada no canal vaginal. Se a camisinha por acaso entrar inteira para dentro da vagina a mulher deve retira-la imediatamente com os dedos."


Que a AIDS é uma doença contagiosa é uma VERDADE, mas que seja transmitida através de picada de inseto é puro MITO.


"A Aids é uma doença que se pega através de secreções vaginais, esperma e sangue contaminados. Através de relações sexuais desprotegidas com alguém contaminado, transfusão de sangue contaminado ou o uso de agulhas e seringas contaminadas. Não se pega AIDS através de picadas de insetos, beijo, aperto de mão, abraços, piscinas, etc..."


Que as DST são doenças que se pegam através do sexo é VERDADE, mas que usar a mesma toalha que outra pessoa pegue doença é puro MITO.


"As DST são doenças que só se pegam através do contato sexual desprotegidos com pessoas contaminadas. Mas lembre-se que objetos de uso pessoal e intimo como calcinhas, cuecas, toalhas, escovas de dente não devem ser emprestadas. É falta de higiene."


Que todas as pessoas estão expostas ao vírus da AIDS é VERDADE, mas que homem que só transa com mulher não pega AIDS é puro MITO.


"Hoje em dia todas as pessoas correm risco de se contaminar com o vírus da AIDS, não importando se é homem, mulher, jovem, velho, homossexual, bissexual, heterossexual. O que é preciso lembrar que a camisinha é a única forma de prevenção contra a AIDS."


Que todos os tipos de relações sexuais podem transmitir AIDS é VERDADE, mas que se o homem não ejacular não tem perigo de pegar AIDS é puro MITO.


"A AIDS ou qualquer outra Doença Sexualmente transmissível, não está ligada a ejaculação, mas sim com o contato entre os órgãos genitais e a troca de secreções, então ejaculando ou não o homem corre risco de se contaminar ou de contaminar outra pessoa."


Que a camisinha é a única forma de proteção contra a AIDS é um VERDADE, mas que duas camisinhas protegem mais do que uma é puro MITO.


"Usar duas camisinhas não protege mais do que uma. Muito pelo contrario; além de ser desconfortável colocar duas camisinhas elas podem grudar uma na outra e estourar com mais facilidades. Uma camisinha colocada do modo certo é melhor do que duas."


Que todas as pessoas, inclusive as mulheres, correm risco de se contaminar com as DST é um VERDADE, mas que se a mulher não tiver orgasmo ela não pega doenças é puro MITO.


"Não importa se a mulher teve orgasmo ou não, as DST/HIV-AIDS é transmitida através do contato entre os órgãos genitais e a troca de secreções com um(a) parceiro(a) contaminado(a)."


Que o Chato é um tipo de piolho transmitido por Relações Sexuais é uma VERDADE, mas que se uma pessoa com chato ficar dentro da piscina por muito tempo consegue acabar com os piolhos é puro MITO.


"O Chato (pediculose pubiana) como todas as outras DST precisa de cuidados médicos. Procurar um profissional de saúde que lhe indique o tratamento adequado é a melhor coisa a fazer."


Que algumas DST são simples de tratar é VERDADE., mas que procurar um farmacêutico é suficiente é puro MITO.


"Qualquer suspeita de DST é preciso procurar um profissional adequado, para que este indique o melhor tratamento. Algumas DST tem tratamento simples embora tenham que ser tratadas de maneira corretas."


Que muitas mulheres não percebem que estão com DST é VERDADE, mas que por isso as mulheres não pegam as DST é puro MITO.


"Na maioria das vezes uma mulher contaminada com uma DST demora mais que o homem para perceber que está contaminada, isso acontece por que a mulher tem um muco que sai da vagina durante todo o ciclo menstrual e ela pode não perceber que está com um corrimento causado por uma DST. Por isso é importante ao menor sinal de corrimento, ardência ao urinar, dor durante as relações sexuais ou coceira procurar um médico e avisar o(a) parceiro(a)."


Que transar sem camisinha é mais perigoso de se contaminar com o Vírus HIV é uma VERDADE, mas que se um homem que tem o Vírus HIV transar com uma menina virgem se livra do vírus é puro MITO.


"Ainda não inventaram cura para a AIDS ou uma vacina para acabar com o vírus, mas as pessoas inventam um monte de histórias para ficarem mais tranqüilas ou não precisarem usar camisinha. Até agora a única coisa que protege contar o vírus da AIDS é o uso correto de camisinha. Outras coisas que dizem por aí é BOATO."


Que a menstruação acontece com todas as mulheres é VERDADE, mas que por causa disso você precisa para de fazer esporte e se divertir é puro MITO.


"Durante a menstruação todas a mulheres devem ter uma vida normal, podem lavar os cabelos, brincar, praticar esportes, dançar, etc... Os únicos cuidados especiais são com a higiene. Lavar os genitais mais vezes ao dia e trocar regularmente o absorvente."


Que os homens falam mais sobre sexo que as mulheres é uma VERDADE, mas que por isso eles precisam mais de sexo do que as mulheres, é puro MITO.


"Tanto o homem, quanto a mulher sentem desejo e vontade de ter relações sexuais, e os dois têm o direito de sentir prazer. Não existe diferença por ser homem ou mulher."


Que a Polução noturna acontece com todos os adolescentes homens é VERDADE, mas que isso indique falta de sexo é puro MITO.


"A Polução Noturna acontece quando, involuntariamente o menino ejacula enquanto está dormindo, isso acontece geralmente na adolescência. Não indica falta ou excesso de sexo e não está relacionado com já teve relações sexuais ou não. É normal e acontece com todos os adolescenetes."


Que a menina fica ansiosa com sua 1ª transa é VERDADE, mas que muda o jeito de andar depois da 1ª transa é puro MITO.


"A relação sexual não muda em nada o corpo da mulher ou do homem, portanto essa história de que o jeito de andar da menina é sinal de que ela já tem relações sexuais, é só para colocar medo e não permitir a descoberta do sexo de uma forma tranqüila e sem "grilos" .


Que todos os meninos se preocupam com o tamanho do pênis é VERDADE, mas que é preciso ter pênis grande para conseguir transar é puro MITO


"O tamanho do pênis não importa durante a relação sexual, Vale lembrar que a vagina da mulher mede em média 8 cm, e que uma das regiões mais sensíveis esta próximo da entrada da vagina. Isso quer dizer que não importa o tamanho do pênis para conseguir transar. O que importa é estar tranqüilo e consciente das suas responsabilidades."


Que para transar é preciso estar preparado(a) é VERDADE, mas que existe uma idade certa para transar é puro MITO.


"Não existe uma idade certa para começar a ter relações sexuais. O importante é conhecer o próprio corpo e o corpo do outro, estar preparado(a) para evitar uma gravidez indesejada ou uma DST-HIV/AIDS, e estar consciente para assumir os atos sem arrependimentos."


Que a masturbação na adolescência é normal é VERDADE, mas que as adolescentes mulheres não se masturbam é puro MITO.


"A masturbação é uma forma natural de conhecer o próprio corpo e de sentir prazer.As adolescentes mulheres se masturbam tanto quanto os adolescentes homens a diferença é que as adolescentes mulheres não ficam falando sobre masturbação como os adolescentes homens."


Que algumas adolescentes não gostam de usar Absorvente interno é VERDADE, mas que o Absorvente Interno tira a virgindade é puro MITO.


"Na maioria das mulheres o Hímem (pele que recobre a entrada da vagina nas mulheres que ainda não tiveram relações sexuais) tem uma abertura que permite a entrada do absorvente interno sem o rompimento."


Que a masturbação é uma forma natural de conhecer o corpo é VERDADE, mas que menino que não se masturba é homossexual é puro MITO.


"Como já foi escrito anteriormente a masturbação é uma forma de conhecer o próprio corpo e de sentir prazer. Tem pessoas que gostam e outras não, mas isso não que dizer que se não se masturbar vai virar homossexual. Ser Homossexual é opção de cada um e não tem nada a ver com masturbação."


Que o corpo do homem e da mulher são muito bonitos é VERDADE, mas que por isso podemos fazer qualquer coisa com o corpo do outro é puro MITO.


"Nosso corpo é responsabilidade de cada um. Não devemos mexer ou tocar no corpo de outra pessoa e essa não permitir, e não devemos deixar que mexam no nosso corpo quando não queremos. Cuidar do próprio corpo é responsabilidade de cada um."


Que a 1ª transa, às vezes, é esperada por adolescentes homens e mulheres, é VERDADE. Mas que por ser a 1ª vez ela não engravida, é puro MITO.


" Se a 1ª relação sexual acontecer durante o período fértil da adolescente, e sem proteção, ela pode engravidar da mesma forma que em outras relações sexuais. Não é por ser a 1ª vez que não se engravida."


Que quem engravida é a mulher é uma VERDADE. Mas que por isso os homens não precisam se preocupar com a prevenção da gravidez é puro MiTO.


"A responsabilidade de prevenir uma gravidez não planejada é das mulheres e dos homens, igualmente. Portanto, os dois têm a mesma responsabilidade nessa questão. Lembre-se, todo mundo tem o direito de escolher quando, e quantos filhos quer ter."


Que existem vários métodos para se prevenir a gravidez, é VERDADE. Mas que transar em pé não engravida, é puro MITO.


" Não importa a posição em que aconteça a relação sexual, se a mulher estiver em seu período fértil e não usar nenhum método anticoncepcional pode acontecer a gravidez."


Que uma gravidez na adolescência precisa de cuidados é VERDADE, mas que uma adolescente grávida corra mais riscos só por ser adolescentes é puro MITO


"Toda a gravidez tem que ser acompanhada por um serviço de saúde, não importando a idade da grávida. Uma adolescente grávida que faz o pré-natal corretamente não corre riscos a mais, simplesmente por ser adolescente. O que é preciso lembrar é que o pré-natal é muito importante para a saúde da gestante e do bebê."


Que o ciclo menstrual em algumas adolescentes são irregulares é VERDADE, mas que por isso pode-se engravidar em qualquer época do ciclo é puro MITO.


"A única época do ciclo menstrual que há possibilidades de gravidez é durante o período fértil (que é o período em que o óvulo sai do ovário e caminha para a trompa) Em outras épocas do ciclo menstrual o óvulo está se formando e não há risco de gravidez."


Que um dos sinais de gravidez é o atraso das menstruações é VERDADE, mas que todo e qualquer atraso menstrual seja gravidez é puro MITO.


"A menstruação pode atrasar por vários motivos como ansiedade, nervosismo, etc... na adolescência é muito comum ciclos menstruais irregulares. Para saber se está ou não grávida é necessário fazer um exame."


Que existem várias métodos para prevenir a gravidez é VERADE, mas que lavar a vagina com ducha depois da transa evita a gravidez é puro MITO.


"Fazer ducha vaginal depois da relação sexual não impede que aconteça uma gravidez. A ejaculação acontece no fundo da vagina e os espermatozóides podem passar rapidamente para dentro do útero, a ducha vaginal não consegue alcançar os espermatozóides que já estão dentro do útero. A ducha vaginal não é indicada, ela muda o interior da vagina e pode tirar a camada de proteção e lubrificação."


Que os enjôos são um dos sinais da gravidez é uma VERDADE, mas que por isso toda mulher grávida vai sentir enjôos é puro MITO.


"Os sinais da gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Tem mulheres que sentem enjôos e outras não."


Que a mulher grávida tem que tomar alguns cuidados com a gravidez é uma VERDADE, mas que por isso anão possa ter relações sexuais é puro MITO.


"Uma mulher grávida pode ter relações sexuais normais. A relação sexual não vai atrapalhar a gravidez e nem prejudicar o bebê."


Que a gravidez na adolescência precisa de cuidados é VERDADE, mas que filho de mães adolescentes tenham mais riscos a terem problemas de saúde é puro MITO.


"A adolescente grávida que faz o pré natal corretamente tem os riscos normais de uma gravidez não importando a idade da gestante. O pré natal é importante por que nele pode ser diagnosticados problemas para a gestante e ou para o bebê, mas isso acontece com todas as mulheres e os filhos de adolescentes não correm riscos."


Que a menstruação acontece com todas as mulheres é VERDADE, mas que por causa disso você precisa para de fazer esporte e se divertir é puro MITO.


"Durante a menstruação todas a mulheres devem ter uma vida normal, podem lavar os cabelos, brincar, praticar esportes, dançar, etc... Os únicos cuidados especiais são com a higiene. Lavar os genitais mais vezes ao dia e trocar regularmente o absorvente."


Que os homens falam mais sobre sexo que as mulheres é uma VERDADE. Mas que por isso eles precisam mais de sexo do que as mulheres, é puro MITO.


"Tanto o homem, quanto a mulher sentem desejo e vontade de ter relações sexuais, e os dois têm o direito de sentir prazer. Não existe diferença por ser homem ou mulher."


Que a Polução noturna acontece com todos os adolescentes homens é uma VERDADE, mas que isso indique falta de sexo é puro MITO.


"A Polução Noturna acontece quando, involuntariamente o menino ejacula enquanto está dormindo, isso acontece geralmente na adolescência. Não indica falta ou excesso de sexo e não está relacionado com já teve relações sexuais ou não. É normal e acontece com todos os adolescenetes."


Que a menina fica ansiosa com sua 1ª transa é VERDADE, mas que muda o jeito de andar depois da 1ª transa é puro MITO.


"A relação sexual não muda em nada o corpo da mulher ou do homem, portanto essa história de que o jeito de andar da menina é sinal de que ela já tem relações sexuais, é só para colocar medo e não permitir a descoberta do sexo de uma forma tranqüila e sem "grilos" .


Que todos os meninos se preocupam com o tamanho do pênis é verdade, mas que é preciso ter pênis grande para conseguir transar é puro MITO.


"O tamanho do pênis não importa durante a relação sexual, Vale lembrar que a vagina da mulher mede em média 8 cm, e que uma das regiões mais sensíveis esta próximo da entrada da vagina. Isso quer dizer que não importa o tamanho do pênis para conseguir transar. O que importa é estar tranqüilo e consciente das suas responsabilidades."


Que para transar é preciso estar preparado(a) é uma VERDADE, mas que existe uma idade certa para transar é puro MITO.


"Não existe uma idade certa para começar a ter relações sexuais. O importante é conhecer o próprio corpo e o corpo do outro, estar preparado(a) para evitar uma gravidez indesejada ou uma DST-HIV/AIDS, e estar consciente para assumir os atos sem arrependimentos."


Que a masturbação na adolescência é normal é VERDADE , mas que as adolescentes mulheres não se masturbam é puro MITO.


"A masturbação é uma forma natural de conhecer o próprio corpo e de sentir prazer.As adolescentes mulheres se masturbam tanto quanto os adolescentes homens a diferença é que as adolescentes mulheres não ficam falando sobre masturbação como os adolescentes homens."


Que algumas adolescentes não gostam de usar Absorvente interno é VERDADE, mas que o Absorvente Interno tira a virgindade é puro MITO.


"Na maioria das mulheres o Hímem (pele que recobre a entrada da vagina nas mulheres que ainda não tiveram relações sexuais) tem uma abertura que permite a entrada do absorvente interno sem o rompimento."


Que a masturbação é uma forma natural de conhecer o corpo é VERDADE, mas que menino que não se masturba é homossexual é puro MITO.


"Como já foi escrito anteriormente a masturbação é uma forma de conhecer o próprio corpo e de sentir prazer. Tem pessoas que gostam e outras não, mas isso não que dizer que se não se masturbar vai virar homossexual. Ser Homossexual é opção de cada um e não tem nada a ver com masturbação."


Que o corpo do homem e da mulher são muito bonitos é VERDADE , mas que por isso podemos fazer qualquer coisa com o corpo do outro é puro MITO.


"Nosso corpo é responsabilidade de cada um. Não devemos mexer ou tocar no corpo de outra pessoa e essa não permitir, e não devemos deixar que mexam no nosso corpo quando não queremos. Cuidar do próprio corpo é responsabilidade de cada um.

Prof. Mirella Mariani Tassi

O HIV e a Aids: a epidemia do século

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada por um vírus - o HIV (vírus da imunodeficiência humana), que pode ser encontrado no sangue, no líquido que sai do pênis antes da ejaculação, no esperma, no leite materno, nas secreções vaginais e em outros objetos não esterilizados que tenham contato com estas substâncias.

A forma mais comum de transmissão deste vírus é a sexual, através do sexo anal, vaginal ou oral sem a proteção da camisinha. Mas ele também pode ser transmitido através de transfusão de sangue contaminado, utilização de agulhas e seringas por mais de uma pessoa, em casos de acidentes biológicos com materiais que furam ou cortam - principalmente entre profissionais de saúde e pessoal da limpeza - na gravidez, no parto ou na amamentação.
A AIDS é uma doença silenciosa no seu início e por isso é tão perigosa. Muitas pessoas podem estar infectadas com o HIV e não ter nenhum sintoma da doença, o que pode levar até 10 anos para acontecer. A doença se desenvolve por que em um determinado momento (e não sabemos o porque) o vírus começa a atacar e destruir as células de defesa do corpo (os glóbulos brancos), enfraquecendo o organismo e possibilitando o desenvolvimento das chamadas doenças oportunistas. Sem suas defesas, o corpo não resiste e acaba morrendo.
Para se ter uma idéia do tamanho do problema, até 2004 a Organização Mundial de Saúde estimava que mais de 40 milhões de pessoas no mundo estariam vivendo com o HIV. No Brasil, entre os anos de 1980 e 2004, foram registrados 362.364 casos de AIDS. Deste total, 111.314 são em mulheres, que são as que estão mais se contaminando hoje em dia. O Ministério da Saúde estima que pelo menos 600 mil pessoas sejam portadoras do vírus, sem ter desenvolvido a doença.
Este é um detalhe muito importante: o portador do HIV - que também é chamado de soropositivo - mesmo sem ter desenvolvido a AIDS é capaz de transmitir o vírus. Daí a importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais. A gente não consegue saber quem tem ou não tem o HIV só pela aparência, tem que fazer um exame de sangue - o teste anti-HIV - para saber. Nos dias de hoje, não existe mais o conceito de “grupos de risco”, em que uma pessoa que aparecia contaminada com HIV era logo acusada de ser homossexual, usuária de droga ou promíscua. Todos nós - homens e mulheres, independente da cor, idade, classe social, orientação sexual, casados ou solteiros - estamos vulneráveis ao HIV.
A camisinha - tanto a masculina quanto a feminina - é a forma mais eficaz de se proteger não só do HIV, mas também de todas as outras doenças transmitidas pelo sexo. Além disso, é o único método anticoncepcional que oferece dupla proteção: contra a gravidez e as doenças transmitidas pelo sexo. Portanto, lembre-se sempre: proteção é a melhor prevenção!

fonte:www.marianamaldonado.com.br
 Publicado no dia 20 de janeiro de 2005   Temas: Artigos, DSTs / Aids