Os Protagonistas do SPE em Morada Nova

Os Protagonistas do SPE em Morada Nova
7 de Setembro 2010

domingo, 23 de janeiro de 2011

Como saber se uma pessoa próxima está usando crack

Como saber se uma pessoa próxima está usando crack

O usuário de crack apresenta mudanças evidentes de hábitos, comportamentos e aparência física. Um dos sintomas físicos mais comuns que ajudam a identificar o uso da droga é a redução drástica do apetite, que leva à perda de peso rápida e acentuada – em um mês de uso contínuo, o usuário pode emagrecer até 10 quilos. Fraqueza, desnutrição e aparência de cansaço físico também são sintomas relacionados à perda de apetite.
Ilustração:  jovem comprando a droga
Crédito da imagem: Portal Brasil

É comum ainda que o usuário tenha insônia enquanto está sob o efeito do crack, assim como sonolência nos períodos sem a droga. “Os períodos utilizando a droga prolongam-se e os usuários começam a ficar períodos maiores fora de casa, gastando, em média, três dias e noites inteiros destinados ao consumo do crack. Neste contexto, atividades como alimentação, higiene pessoal e sono são completamente abandonadas, comprometendo gravemente o estado físico do usuário”, afirma o psiquiatra Felix Kessler.
Sinais físicos como queimaduras e bolhas no rosto, lábios, dedos e mãos podem ser sinais do uso da droga, em função da alta temperatura que a queima da pedra requer. “Também se notam em alguns casos sintomas como flatulência, diarréia, vômitos, olhos vermelhos, pupilas dilatadas, além de contrações musculares involuntárias e problemas na gengiva e nos dentes”, aponta Fátima Sudbrack, coordenadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB).

Comportamento

Falta de atenção e concentração são sintomas comuns, que levam o usuário de crack a deixar de cumprir atividades rotineiras, como freqüentar trabalho e escola ou conviver com a família e amigos. “O dependente apresenta algumas atitudes características, como mentir e ter dificuldades de estabelecer e manter relações afetivas. Muitas vezes apresenta comportamentos atípicos e repetitivos, como abrir e fechar portas e janelas ou apagar e acender luzes”, afirma Laura Fracasso, psicóloga da Instituição Padre Haroldo.
O usuário de crack também pode experimentar alucinações, sensações de perseguição (paranóia) e episódios de ansiedade que podem culminar em ataques de pânico, por exemplo. Isolamento e conflitos familiares são comuns. O dependente pode, ainda, passar a furtar objetos de valor de sua própria casa ou trabalho para comprar e consumir a droga. “O humor pode ficar desequilibrado em função do uso ou falta da droga. O usuário alterna entre estados de apatia e agitação”, diz Fátima Sudbrack.

http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/efeitos-e-consequencias/sinais-de-dependencia

Um comentário:

  1. muito bom meu padrasto esta usando crack e começou saindo uma noite por semana em 2 meses ele começou a sair todo dia e voltar de madrugada essa semana ficou dois dias na rua e apareceu hoje fedendo todo sujo e minha mae deixa ele ficar em casa ele fica agressivo quando nao tem droga nunca me bateu ja sou de maior tenho 22 anos só que minha mae esta sofrendo com isso e eu nao posso fazer nada no momento ele que bota comida na mesa eu estou trabalhando mas nao posso pagar todas as contas se alguem estiver lendo isso me ajude ppor favor essa semana acho que nao vamos ter o que comer pois ele recebeu na sexta 550 reais e apareceu hoje sem nada eu gosto dele ele me criou e me ajudou quando meu pai nao dava a minima pra mim só que eu nao gosto de ver ele desse jeito se alguem puder me ajudar agradeço meu telefone 5134431937 falem que seria a respeito do josé por favor essa casa esta virando um inferno

    ResponderExcluir