Os Protagonistas do SPE em Morada Nova

Os Protagonistas do SPE em Morada Nova
7 de Setembro 2010

segunda-feira, 7 de março de 2011

GENTE QUE FAZ A PAZ


GENTE QUE FAZ A PAZ
_________________________________________________________________
                                     DIGA SIM À CULTURA DE PAZ!


A paz é alimentada pela união de raízes fortes. Em cada uma das nossas ações diárias pode estar uma raiz que permite a Cultura de Paz crescer e se multiplicar.

A violência começa na mente de cada pessoa e é aí que também deve nascer a paz. Para isso, trabalhamos com o conceito de Paz Positiva e Ativa, pois é preciso enfrentar os conflitos que se apresentam em nossas vidas e lidar com eles de forma construtiva e não-violenta para reverter as situações de guerra e violência.

Não devemos fugir dos conflitos e sim transformá-los, pois a construção da paz exige uma
postura ativa e transformadora.

A cultura de paz pressupõe que as relações entre os indivíduos devem ser horizontais,
baseadas na solidariedade, na tolerância e no diálogo, e que essas bases precisam ser
convertidas em ações éticas inclusivas para que dêem frutos.

A prática constante da paz, do diálogo e da resolução coletiva de problemas desenvolve o espírito comunitário e solidário no cidadão; este, por sua vez, tem a missão de propagar a semente da Paz.

Os principais fundamentos do Gente que faz a Paz são os 6Ds da Cultura de Paz.:

·Democracia

·Desenvolvimento sustentável

·Direitos Humanos

·Desarmamento

·Diálogo


·Diversidade

www.gentequefazapaz.org.br/

O símbolo da paz está fazendo 50 anos

O símbolo da paz está fazendo 50 anos

Cultura de Paz


Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.
Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura de Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade, em que o SER é maior do que o TER. Os movimentos de Cultura de Paz têm por fontes inspiradoras o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-violência, projetado pelos ganhadores do prêmio Nobel da Paz , outros documentos internacionais (Haia, Declaração Universal dos Direitos Humanos, documentos da Unesco, Carta das Responsabilidades Humanas, Carta das Responsabilidade dos Artistas).
Toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis.
Fonte: www.convivenciaepaz.org.br/cultura-de-paz/